XSDESiGN for children

Especializada na especificidade e exigências do público infantil, a XSDESiGN presta um serviço de Comunicação Visual de qualidade e responsável ao nível social e profissional.
www.xsdesign.pt

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Empreendedora tamanho XL

A transformação de uma situação de desemprego numa oportunidade para criar um negócio é um dos melhores exemplos de empreendedorismo que se pode apresentar. Que o diga Mariana Mattos que, revelando uma grande capacidade de auto-superação, se pode considerar uma empreendedora “XL”, apesar o seu negócio ter um público de tamanho “XS”: as crianças. A XsDesign for Children é o que Mariana Mattos chama de “um projecto de vida” e valeu-lhe o primeiro lugar no Programa FAME, um concurso para mulheres empreendedoras, e o título de finalista da mais recente edição do Prémio do Jovem Empreendedor.
Licenciada em Design de Comunicação Visual, Mariana Mattos começou por trabalhar em gabinetes de design, até que um dia, em virtude de dificuldades financeiras, a empresa onde trabalhava acabou por despedi-la. “Estava, então, desempregada, embora estivesse a trabalhar em part-time numa loja”, conta a jovem empreendedora. Contudo, quando, por mero acaso, viu num jornal o anúncio de um concurso para mulheres empreendedoras, o designado Programa FAME, Mariana Mattos tomou a decisão de criar o seu próprio emprego: “de um dia para o outro, decidi que não ia estar mais desempregada e ia começar a trabalhar por conta própria”, afirma.
Como frequentava, à época, um mestrado em Design de Comunicação para Crianças, a ideia de negócio surgiu muito facilmente: “optei por transformar a minha área de estudo num negócio e assim surgiu a XsDesign”, refere Mariana Mattos. Mas, a verdade é que, muito mais do que uma área de estudo, o design para crianças e o universo infantil de um modo geral, constituem uma das maiores paixões desta empreendedora de 30 anos: “acho fabuloso o facto de, para as crianças, tudo ser possível e o desenho permite explorar esse mundo imaginário”, afirma entusiasticamente.
Talvez por isso, pela forma apaixonada como concebeu a XsDesign, Mariana Mattos se tenha consagrado vencedora do Programa FAME, cujo prémio a fundo perdido de cerca de 5 000 euros se revelou um contributo essencial para a criação da empresa. A XsDesign tem agora cerca de um ano de existência e, entretanto, já arrecadou também o título de finalista do Prémio do Jovem Empreendedor da ANJE.
Ainda assim, a empresa está a crescer “devagarinho e sustentadamente”, afirma Mariana Mattos que, enquanto isso, confessa ter ainda necessidade de realizar alguns trabalhos de design em outras áreas. Porém, trabalhar neste nicho de mercado é mesmo um objectivo primordial, daí o actual investimento na realização de um Doutoramento em Design de Comunicação Visual para Crianças. Como objectivo futuro, Mariana Mattos não esconde o desejo de fazer da XsDesign a sua “única fonte de trabalho e dedicação, marcando a diferença em relação ao que já é feito”.
No que toca a conselhos para os jovens empreendedores, esta empreendedora nata destaca a “pró-actividade” e a “capacidade para ir à luta”, lamentando a tendência conformista que se verifica em Portugal, onde as pessoas parecem “continuar à espera de D.Sebastião”. [14.01.2008 12:30 - ANJE]
in : http://www.anje.pt/2005/default.asp?id=89&ACT=5&content=553&mnu=89

Sem comentários: